terça-feira, 31 de janeiro de 2012

EURICO LARA EX GRÊMIO

Jornal da época
Foi feita hoje mais uma grande descoberta sobre a vida do ex goleiro do Grêmio Eurico Lara Fonseca “calavera”. Recentemente foram feitas algumas descobertas aqui em Uruguaiana, sobre Eurico Lara, agora após muitas outras pesquisas realizadas por Antônio Carlos de Almeida Alves Junior, ele conseguiu identificar com suas pesquisas um outro time em que Eurico Lara participou aqui em Uruguaiana, antes de ser jogador do E.C. Uruguaiana e do Grêmio. Esse time chamava-se “Militar”, time que participava do campeonato local da época. Talvez o “Militar” seja o primeiro time em que Eurico Lara Fonseca, conhecido na época por “calavera” tenha jogado. Sempre se teve dúvidas sobre quais times Lara jogou aqui em Uruguaiana, agora se sabe que Eurico jogou em pelo menos dois clubes de Uruguaiana antes de ir jogar no Grêmio. Somando-se as outras descobertas agora são quatro grandes descobertas sobre a vida de Eurico Lara nos últimos dias.
1º Descoberta: Lara chamava-se na verdade Eurico Lara Fonseca, esse último sobrenome “Fonseca” era até hoje desconhecido da história do jogador;
2º Descoberta: Lara tinha um apelido também desconhecido da história do jogador, o apelido era “calavera”;
3º Descoberta: Documento que comprova realmente que Eurico Lara jogou no Esporte Clube Uruguaiana;
4º Descoberta: Documento que comprova que Eurico Lara Fonseca “calavera” jogou antes de jogar no E.C. Uruguaiana em um time chamado de “Militar”, time formado por militares da época.

Todas essas descobertas foram feitas através de fonte primária de pesquisa!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

EURICO LARA FONSECA conhecido na época como "CALAVERA"








Jornal de 1919 que fala da contratação de Eurico Lara Fonseca pelo Esporte Clube Uruguaiana, na época Lara era conhecido como "Calavera" e já era famoso





Jornal da época em que fala da partida entre Brasileiros e Estrangeiros residentes em Uruguaiana, na qual "Calavera" era o goleiro


Eu, Antônio Carlos de Almeida Alves Junior motivado pelo Jornalista e Escritor Esportivo Cláudio Dienstmann, realizei pesquisas sobre a história de Eurico Lara, ex Goleiro do Esporte Clube Uruguaiana e craque do Grêmio foot ball Porto Alegrense nas décadas de 20 e 30. Com essas pesquisas descobri no acervo histórico de Uruguaiana, talvez a única prova escrita ainda existente que, Eurico Lara foi realmente jogador do Esporte Clube Uruguaiana no ano de 1919. Muitos historiadores e o próprio Grêmio não tinham certeza de qual time da cidade de Uruguaiana Eurico Lara pertenceu antes de ir jogar em Porto Alegre no Grêmio, segundo Cláudio Dienstmann. Descobri nos jornais da época que Eurico Lara como todos nós o conhecemos, e o próprio Grêmio o conhece, tinha outro sobrenome depois de Lara, e também um apelido que até então eram desconhecidos do Grêmio e da história do jogador. Eurico Lara, maior jogador de todos os tempos do Grêmio chamava-se na verdade Eurico Lara Fonseca, e era conhecido pelo apelido de “calavera”. Está na matéria do Jornal “A NAÇÃO” de 19 de setembro 1919 “Passou a fazer parte do valoroso Uruguayana o famoso goal-keeper sr. Eurico Lara Fonseca, conhecido pelo appelido calavera”. Provando assim que o craque imortal do Grêmio além de ter outro sobrenome tinha também um apelido que até hoje era desconhecido da história do jogador. Essas pesquisas foram realizadas gratuitamente para colaborar com o livro que está sendo escrito pelo jornalista Cláudio Dienstmann sobre a vida do ex jogador Eurico Lara Fonseca.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FINAL DA LIGA AMADORA URUGUAIANENSE 2012


Aconteceu ontem em Uruguaiana (22/01) no Estádio Felisberto Fagundes Filho os dois jogos finais do 56º Campeonato de Futebol da Liga Amadora Uruguaianense. Onde teve sua primeira partida entre as equipes do Atlético x Bonsucesso disputando o 3º e 4º lugar da competição, saindo vitoriosa a equipe do Bonsucesso vencendo por 03 x 01 o Atlético. Mais o público com cerca de 1200 pessoas foram mesmo prestigiar a grande final disputada entre as equipes do Náutico X Real Bettis. Ambas equipes realizaram talvez em decorrência do grande calor um jogo morno, com poucas oportunidades de ataque para os dois lados. Na primeira etapa do jogo a equipe do Náutico impôs seu futebol e teve três grandes oportunidades para abrir o placar e o goleiro do Real Bettis salvou duas vezes sua equipe, levando também um bola no travessão. Na etapa complementar a equipe do Real Bettis realizou algumas substituições que deram a equipe um melhor aproveitamento nas bolas do meio campo, mas não foi o suficiente para abrir o placar. As duas equipes, Náutico e Real Bettis não conseguindo abrir vantagem no placar, nem mesmo arriscando mais para realizar esse feito, empataram em 0 x 0 no tempo normal. Como o regulamento da competição dizia que em caso de empate no tempo normal de jogo a partida seria decidida nos pênaltis, o jogo foi decidido nos pênaltis. E por azar do destino, uma das melhores substituições do Real Bettis o Cristian (Carioca) que tinha entrado na etapa complementar e feito uma ótima partida, em sua cobrança nas penalidades máxima ele errou, deixando a vantagem no placar para o Náutico, que teve todas as cobranças revertidas e ganhando a final da Liga Amadora Uruguaianense 2012 nos pênaltis pelo placar de 5x4. O próximo ano a LAU terá a frente na sua direção o desportista Claudiomiro Pinto (nenê) que promete diversas novidades para o público e para as equipes participantes do Campeonato.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

32º EFIPAN


Sempre no mês janeiro desde 1980 acontece na cidade de Alegrete/RS o Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano o EFIPAN, que talvez seja o campeonato mais importante para esta categoria de futebol na América. Este campeonato que está na sua 32º Edição já se firmou entre os melhores da América e contou em edições anteriores com a participação de atletas como: Claiton, Emerson, Mineiro, Riquelme, Sorondo, Neymar, Cambiasso, Daniel Carvalho, Gabriel Milito, Insua, Javi Garcia, Lucas Viatri, Alexandre "Pato", Renan, Rodrigo Braña, Jefferson, Alvaro Gonzales, Maxi Pereira e Ronaldinho Gaúcho. Este ano conta com a participação das seguintes equipes divididas em dois grupos, Grupo A: GRÊMIO, PEÑAROL, PORTUGUESA, JUVENTUDE, FLAMENGO "Alegrete"; Grupo B: INTERNACIONAL, DEFENSOR, SANTOS, SÃO JOSÉ, CARACAS. Sendo que as equipes do grupo A jogam contra as equipes do grupo B. Todos os jogos acontecem no Estádio Municipal Farroupilha, e o atual campeão da competição é o Juventude de Caxias do Sul.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

100 anos do ESPORTE CLUBE URUGUAIANA


O Clube citadino de maior torcida na cidade, o Esporte Clube Uruguaiana ou Jalde Negro da baixada, completa no dia 19/05/2012 100 anos de sua fundação. O clube formou uma comissão para organizar as festividades dos 100 anos. Assim ficou a cargo desta comissão, organizar um jantar dançante na data do aniversário do Clube (local ainda não definido), fazer uma revista que contará a história do Clube centenário, marcar alguma partida de futebol comemorativa aos 100 anos e elaborar uma camiseta comemorativa aos 100 anos para comercializar com seus torcedores. A revista que contará a história do Esporte Clube Uruguaiana ficou a cargo do historiador Uruguaianense Luciano Dias, que promete diversas novidades até sua publicação. Todos os participantes do jantar dançante ganharão uma revista por conta do Clube, as demais serão comercializadas. As camisetas comemorativas nos próximos dias estarão sendo comercializadas pelo Clube.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

II COPA URUGUAIANA DE FUTSAL 2012


Está em fase de finalização na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Uruguaiana o projeto para 2º edição da competição de Futsal de maior sucesso de Uruguaiana, Copa Uruguaiana de Futsal. Após um período sem a realizações de eventos esportivos na categoria de futsal em nossa cidade devido a reforma do Ginásio Schimitão, a Copa Uruguaiana promete neste início de 2012 movimentar o futsal da fronteira oeste com diversas novidades para o público e atletas participantes. O projeto inicial prevê 14 vagas de times para categoria Livre, 06 vagas de times para categoria Feminina e 10 vagas para as categorias infantis. Os locais de inscrições e informações para participar da Copa Uruguaiana de Futsal 2012 serão divulgados nos próximos dias.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Escritor de livro sobre Campeonato Gaúcho das décadas de 20, 30, 40, 50 e 60 visitou Uruguaiana para realizar pesquisas


O jovem escritor Douglas Marcelo Rambor, de 29 anos, visitou Uruguaiana nos dias 10 e 11 de Janeiro de 2012 para realizar pesquisas sobre o livro que está escrevendo. Este livro de tema esportivo contará todos os jogos do Campeonato Gaúcho das décadas de 20, 30, 40, 50 e 60, na época em que a competição era regionalizada. Como Uruguaiana teve diversos times que jogavam a competição estadual, Douglas Rambor veio a cidade para juntar dados e fotos das equipes locais. O escritor Douglas natural de Três Coroas vem a quase um ano pesquisando esses jogos e já tem todos os jogos desta época com seus placares, com as escalações das equipes e com o nome dos jogadores que fizeram os gols. Todo esse material foi pesquisado junto a Federação Gaúcha de Futebol. Além dos resultados, nomes dos times e dos jogadores o livro trará também as passagens sobre os jogos que foram achados por ele em suas pesquisas nos jornais da época de todo o Estado, assim, além de ter os registros históricos da Federação (as súmulas dos jogos) o livro apresentará os registros jornalísticos da época sobre os jogos. O escritor está visitando todas as cidades onde tiveram times que participaram da competição naquela época para bater fotos dos troféus da época e dos registros que ainda possam existir. Em Uruguaiana ele contou com a ajuda de Antônio Almeida Junior e vistou os Estádios do Esporte Clube Uruguaiana, Esporte Clube Ferro Carril e Sá Viana Futebol Clube, onde tirou fotos dos Estádios, fotos de fotos antigas dos times da época e dos Troféus antigos. O autor do livro também conversou com alguns dirigentes de clubes e com o Presidente do Ferro Carril, pois os demais não se encontravam na cidade. Em sua passada por Uruguaiana além de pesquisar no Museu local ele pode mostrar um pouco do que será o livro, e mostrou para mim um texto de 1939 do Jornal Correio do Povo, que fala de um jogo realizado em Quaraí no qual o time do Esporte Clube Uruguaiana foi de caminhão de Uruguaiana a Quaraí, pois na data marcada para esse jogo não tinha Trem para esse deslocamento, e no caminho a Quaraí choveu, fazendo com que essa viagem durasse mais de 34 horas. Mostrou também alguns jogos dos times de Uruguaiana que hoje não existem mais, e que participaram do Campeonato Estadual do início do século passado. Esses e outros detalhes sobre o futebol nas décadas de 20, 30, 40, 50 e 60 somente poderemos ver no livro que ainda não tem previsão para ser lançado. Douglas visitou no mês de janeiro além de Uruguaiana as cidades de Santana do Livramento, Quaraí, Alegrete, Itaqui, São Borja.