quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Operário Foob Ball Club representou Uruguaiana no Campeonato Farroupilha de 1935

Foto do jogo do Jornal Correio do Povo - Operário de camisa listrada

Em 1935 o campeonato gaúcho ganhou um atrativo a mais, era o centenário da nosso revolução, onde nossos valorosos antepassados levantaram-se em armas contra as tiranias do poder central do pais. A entidade que chefiava o futebol gaúcho na época F.R.G.D.(federação rio-grandense de desportos) hoje Federação Gaúcha de Futebol (F.G.F), resolveu batizar o certame de 1935 de 'Campeonato Farroupilha' isso motivou muitas cidades a apontar um representante digno de se orgulhar. O campeonato gaúcho deste ano (1935) contou com participação de 29 cidades e de 32 clubes até então o maior registro de participantes, já que o campeonato era disputado desde 1919. Foram divididos em cinco (05) zonas futebolísticas, estas por sua vez divididas em regiões para facilitar a proximidade dos clubes. Uruguaiana se fez participar por intermédio do clube chamado OPERÁRIO FOOT-BALL CLUB, este foi o campeão municipal, vencendo seus temíveis adversários Ferro Carril, E.C. Uruguaiana, Universal e Motorista. Classificado então o Operário foi disputar seu primeiro jogo pela zona fronteira conta o Sport Clube 14 de julho de Itaqui, vencedor da chave Itaqui x São Borja, jogando em Uruguaiana no dia 22/09 a equipe local não teve problemas para enfiar 4x1 nos Itaquienses, classificou-se então o Operário para a grande final da zona fronteiriça. Seu adversário seria o temível Grêmio de Foot-Ball Santanense, formado por um esquadrão bem entrosado e com inúmeros jogadores Uruguaios em seu plantel. Pois os mesmo já haviam vencido a chave Livramento x Quarai. Como não houve acerto de onde seria disputado a derradeira partida a F.R.G.D acertou disputarem tal contenda em campo neutro ou seja, no Estádio da época pertencente ao Internacional, segue ficha do jogo;

06/10/1935-Grêmio F.B. Santanense 04 X 00 Operário F.B.C.       
Local: Chácara dos Eucaliptos (Porto Alegre) / Árbitro: Carlos ribeiro silva
Gols: Pasqualito, Maidana, Sorro, Morro-contra

Grêmio Santanense: Eira, Camila, Gilberto, Aurélio, Pepe, Paulito, Sorro, Beca, Pasqualito,
Maidana e Gregório.

Operário: Djalma, Torrentino, Morro, Nadir, Coelho, Ilana, Domingues, Pesce, Sabino, Tico e Cardeal.

Infelizmente a equipe foi alijada do certame, mais fez representar bem Uruguaiana neste tão importante campeonato, abro a oportunidade para postar uma foto do jogo entre as duas equipes foto esta do jornal Correio do Povo que dava ampla cobertura ao campeonato, também pedimos aos leitores que puderem colaborar com alguma informação e foto sobre este clube de nossa cidade, OPERÁRIO FOOT-BALL CLUB, sendo que não sabemos data de fundação, nem as cores de sua camisa, ficaremos felizes e gratos, pois seria um resgate na historia do futebol de nossa querida cidade.

Pesquisa sobre da Matéria e foto: Douglas Marcelo Rambor, escritor de Três Coroas, atualmente está escrevendo um livro sobre o "Campeonato Gaúcho das décadas de 20, 30, 40, 50 e 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário