sábado, 19 de janeiro de 2013

Minha despedida do Esporte, não meu afastamento!!


Após 08 anos de um belíssimo trabalho realizado,
deixo o Esporte para enfrentar novos desafios
Minha despedida do Esporte, não afastamento!!
Ex-Prefeito Felice e Eu
em evento na União das Vilas 
No dia 17/01/2005 fui nomeado pelo então Prefeito Sanchotene Felice na Prefeitura Municipal de Uruguaiana para ocupar um cargo na antiga Diretoria de Esportes e Juventude, ligado a SECULT. Onde na mesma desempenhei um excelente trabalho, elaborando, organizando e executando diretamente diversos eventos esportivos em nosso município (colocando as mãos na massa, diferente do que muito se vê por aí). Criei os regulamentos das competições, pois eles não existiam quando fui para o esporte. Criei as nossas próprias competições, pois muitas delas também não existiam quando fui para o esporte. Ajudei a organizar e estruturar o esporte que hoje existe, pois quando cheguei não se tinha um computador digno para o esporte, nem mesmo impressora. Não se tinha uma bola apta para prática de qualquer modalidade esportiva. Não tínhamos telefone, também não tínhamos uma estrutura oportuna para desenvolver o esporte. Porém, com todas essas dificuldades fui à luta, nunca desisti e nunca parei de lutar para o desenvolvimento do esporte local. Conseguindo desta forma durante vários anos sem recursos e sem estruturas formadas(como é hoje) desenvolver com todas essas dificuldades em conjunto com meus colegas, parceiros, mas acima de tudo, AMIGOS DE TRABALHO, um programa bonito para o Esporte nesta época que se tinha tão poucos recursos. Conseguimos realizar uma série de atividades sérias, somando-as mais de 80 (oitenta) até o dia de hoje (18/01/2013), que se consolidaram em nosso município. Comecei elaborando regulamentos para as competições e colocando-as em prática como sempre fiz até minha saída do Esporte. Todas catalogadas e guardadas até hoje como recordação por mim. Onde tenho desde os artilheiros, goleiros menos vazados, súmulas entre outras coisas pertinentes. Agora, 08 (oito) anos após minha chegada ao esporte, estou me despedindo. Deixando para trás uma série de realizações e conquistas no esporte local, e uma série de desejos de que ainda melhore cada dia mais e mais, pois hoje temos uma super infra estrutura se comparado a 2005. Quando entrei no esporte, eu era um menino com 20 anos, hoje 08 (oito) anos após um homem, maduro e preparado para enfrentar qualquer desafio. Por isso aceitei este novo desafio que o Prefeito Schneider me designou. Hoje, quando me despeço do esporte, deixo para trás uma estrutura talvez 100 vezes melhor do que a de quando eu cheguei, com computadores modernos, impressora moderna, 02 (dois) Centros Esportivos, Praças, um campo de futebol (CEZL), um campo de futebol sete (CEZL), um ginásio reformado na sua integralidade, um parcão reformado, bolas de todas as modalidades esportivas novas, tabelas de basquete, diversos regulamentos de competições, formatos de competições prontos para serem aplicados a qualquer momento, todos elaborados por mim. E também uma série de coisas que eu não lembro agora por que estou emocionado, mas que garanto que hoje são muito melhores do que foi em 2005. O que também torna muito mais fácil realizar hoje determinadas ações no esporte do que em 2005, quando não tínhamos diversas estruturas esportivas, recursos humanos e financeiros que hoje tem.
Copa Uruguaiana de Futsal, mais de 3 mil pessoas nas finais
2009 - Prefeito Schneider
com a Musa da Copa Uruguaiana de Futsal 
Estou saindo orgulhoso, pois realizei tudo no esporte, desde eventos de grande porte, como a Copa Uruguaiana de Futsal em 2009, que levou mais de 3 mil espectadores em seus jogos finais e seu regulamento serviu de exemplo e foi copiado para diversos outros eventos da mesma modalidade (última vez que eu vi o Ginásio lotado e último grande evento de futsal da cidade), como também limpar um piso antes do início de um evento. Todo esse meu trabalho desenvolvido levou-me a ser convidado a participar da Direção da Liga Amadora Uruguaianense “LAU”, onde em um ano conseguimos realizar talvez um dos mais organizados campeonatos da história da entidade. Pois elaboramos um novo regulamento, organizamos seu caixa, criamos a marca da entidade (logo), organizamos sua documentação, realizamos jantar de confraternização para as equipes, realizamos mecanismos de captar recursos e conduzimos de forma exemplar toda competição, realizando inclusive uma doação de alimentos ao Projeto Bombeiros Mirim com alimentos vindo das sanções aplicadas pelo regulamento.
Doação de alimentos ao
Projeto Bombeiros Mirim
Fazendo com que a final do Campeonato fosse um sucesso com mais de 1500 pessoas no Estádio do jogo. E com todo este meu tempo no esporte e esta bagagem que adquiri durante 8 (oito) anos, consigo concluir com propriedade que esporte é prático, não teórico, esporte é jogado, suado, não falado e pensado, tem que ser feito, realizado é isso que os desportistas desejam. 
Final da Liga Amadora 2012, mais de 1500 pessoas
Mas acima de tudo, o que deixo para trás depois desses 08 (oito) anos no esporte além de uma série de realizações bem sucedidas, são as AMIZADES e os AMIGOS feitos durante essa caminhada!! Esses sim eu sentirei falta!! Todos os que nesses meus 08 (oito) estiveram ao meu lado, me ajudando, orientando, auxiliando nas mais variadas questões. Todos que de alguma forma influenciaram na minha vida, na minha maneira de trabalhar e no meu crescimento profissional. Esses sim, eu jamais esquecerei, muito obrigado a todos vocês, por terem sido esses ótimos colegas, companheiros e AMIGOS nesses anos todos do esporte!! Neimar Pinto Vera, Carlos Verfe (Pai Miroca), Luis Fernando Gonçalves (Nanando), Alessandro Ceccon (Magro), Cleber Favorino, Paulo Silva, Rafael Alves, Müller (Bar), Aline Olin, Ismael Jung Sanchotene, Saul de Abreu Sá, Leonido Guilherme Ferrera, Paulo Ricardo Sanchotene, Profº. Moacir Quevedo, Rômulo Mena Barreto (Jóia), Fernando Coutinho (Dinho), Anderson Borges, Candido Bellagamba, Fernando Ivalde, Newton, Maicon Gomes, Mara e Vera. Estou só me despedindo, não me afastando!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário